sexta-feira, 17 de maio de 2013

As cidades de refúgio


"Deus é o nosso refugio e fortaleza socorro bem presente na angustia" (Sl 46.1)


Encontra-se descritas em Josué 20.1-6
As cidades de refúgio foram estabelecidas por Deus para abrigar as pessoas que cometessem homicídio involuntário(Nm 35.11). Às portas delas, acusado apresentava-se perante uma corte de anciões a fim de justificar-se e provar que não teve a intenção de matar seu semelhante.Essas cidades, como providência divina, ilustram perfeitamente a verdadeira segurança que só encontramos na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo (Hb. 6.18-20).
Quarenta e oito cidades pertenciam aos levitas e seis delas eram cidades de refúgio. Foram criadas para impedir a vingança contra o homicida culposo.
Deus muito se utilizou de linguagem figurada para ensinar ao seu povo. nas cidades de refugio encontramos diversas figuras que são aplicadas a Cristo e à vida cristã.
 * Quedes: Santificação para o Impuro (Js 20.7). No original, o termo " Quedes" significa "santo" ou "santuário". O nome dest
a cidade ilustra perfeitamente o que Cristo é para nós: nosso santo refugio."ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29; Hb 2.17,18;4.14-16).
 * Siquém: Lugar para o cansado (Js 20.7). Siquém no original significa "ombro" ou "costa". O ombro é a parte superior do braço (Jo 31.27) que tem força para cansado e oprimido(Mt 11.28). Ele é o bom pastor que tem força para suportar peso (Js 4.5; Is 10.27). Assim como Siquém, Jesus é o refúgio para o cansado e oprimido (Mt 11.28). Ele é o bom pastor que carrega a ovelha ferida sobre os seus ombros (Lc 15.5)
 *Hebrom: Ligar de comunhão (Js 20.7). O tempo Hebrom significa "comunhão" ou "associação". Esta cidade foi designada para ser refugio para o desamparado e solitário. Jesus é o refugio seguro  para o desamparado. Seu sangue nos aproximou de Deus, garantindo-nos todas as beatitudes salvíficas (Ef 2.11-19). Ele nos reconciliou com Deus (2 Co 13.13). Já não somos mais solitários, desamparados, pois habitamos em família (Ef 2.19). Glória a Deus!
 *Bezer: Lugar de refúgio para o fraco (Js 20.8). De acordo com o original, Bezer significa "fortaleza". Essa cidade era uma fortaleza para o homicida involuntário. Semelhantemente, Cristo é o nosso abrigo (Sl 91.9), fortaleza e proteção. Nele temos segurança e força para enfrentar todas as adversidades da vida (Sl 119.14).
 *Ramote: Lugar de refúgio para os humilhados (Js 20.8). Ramote no original quer dizer "exaltação", "elevação". Assim como Ramote, Jesus é nosso lugar de elevação. Ele foi humilhado até a morte(Fp 2.7,8; Hb 2.7) Jesus é nosso sumo sacerdote  fiel e misericordioso. Nele encontramos paz, esperança e segurança, Portanto, não temas! O Senhor exalta os abatidos (Is 57.15;66.2)
 * Golã: Lugar de refugio para os tristes (Js 20.8). A pessoa que fugia para uma cidade de refugio estava triste aflita. O termo "tristeza" tanto no Antigo quanto em o Novo Testamento tem o sentido de "labor", "dor", ou "lamento por algo negativo" (Gn 3.16). Cristo é o nosso refugio contra a tristeza (Rm 14.17; Gl 5.22).
  O Senhor Jesus Cristo é o perfeito refúgio para o necessitados, oprimido e triste, Jesus "foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação. e redenção" (I Co 1.30). Ele é o nosso escudo. Nele temos paz, descanso  segurança, alegria e vitoria nas lutas de cada dia.

RICHARDS,L.O. Guia dos leitor da Bíblia. RJ: CPAD, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário